terça-feira, 20 de agosto de 2013

Peixes - como congelar, descongelar e cozinhar no micro-ondas


Tenho colocado algumas dicas práticas sobre como congelar e descongelar alimentos. Também como prepará-los no micro-ondas e tenho visto que muitas pessoas têm dúvidas a respeito, por isso resolvi fazer mais uma postagem a respeito e dessa vez sobre peixes.

Para quem não gosta de comprar os peixes já limpos ou quer aprender como fazer, seguem as dicas: para limpar os peixes, você precisará escamar, retirar as vísceras, cabeça, barbatanas e nadadeiras.

Os peixes gordos, como carpa e sardinha, ou peixes grandes, você deve cortar em postas ou filés. Para peixes magros como bacalhau, pescada ou truta, você deve deixar de molho por uns cinco minutinhos em salmoura (uma xícara de sal em 3 litros de água).

Para embalar os filés, pescados pequenos ou postas de peixe, é só empilhar separando com plástico ou até mesmo papel alumínio. O ideal é você embalar os peixes duas vezes pelo menos para evitar que o cheiro fique no freezer.

No caso de congelar um peixe grande inteirinho, você deve retirar as vísceras, mergulhar em água fria e levar para o freezer fora da embalagem até congelar. Depois você repete o processo, mergulha em água fria e leva ao freezer novamente, repetindo isso até que o peixe fique com uma camadinha de gelo, sem rachaduras. Aí é só embalar no saco plástico e tirar o ar, voltando a levar ao freezer.

Já para preparar o peixe no micro-ondas, inteiro ou em filés (depois de limpo, claro), você deve pincelar manteiga derretida, cobrir com suco de limão e temperar com ervas de sua preferência. Deve colocar o peixe na travessa com as partes mais finas voltadas para o centro.

Se você quiser dar uma incrementada, pode deixar o peixe cozinhar em vinho, escolher um molhinho ou até mesmo deixar cozinhar no vapor. Para isso você deve retirar do micro quando a carne estiver cozida na superfície mas ainda translúcida no meio. Depois disso espere com ele fora por uns dez minutinhos que o cozimento se completará no descanso.

Para cozinhar o peixe inteiro, faça uns três cortes diagonais na pele para evitar que no cozimento acabe estourando. Proteja a cabeça e o rabo com tiras de papel alumínio. Cubra depois com plástico (pvc) e fure em três lugares para o vapor sair.

Quando estiver cozinhando, na metade do tempo mude o peixe de lugar na travessa e tome cuidado para não cozinhar demais senão vai acabar ficando duro e seco e também não leve ao micro se estiver empanado em massa, porque ela vai ficar murcha e não vai ficar crocante.

No caso de cozinhar cação ou badejo, tenha um cuidado extra, forre a travessa com papel toalha porque esses peixes soltam muito suco. Na hora de servir vire o peixe.

A maioria dos peixes com peso de 500g levam em média cinco minutos para descongelar. Mas frutos do mar levam em média 10 minutos. O descanso deve ser em torno de cinco minutos. Mas carpa, cavala, linguado inteiro ou truta levam em média dez a vinte minutos. Já os frutos do mar, deixe descansar por vinte a trinta minutos. O tempo de cozimento varia, mas a média é de cinco a sete minutos em potência máxima e os frutos do mar uns 10 minutos. O ideal é você colocar menos tempo e ir acrescentando aos poucos que for olhando, assim não tem erro.

Imagem: Google Images

Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Nane
Comi muito tipo de peixe diferente no Pantanal e foi muito bom pois gosto mais do que carne...
Vou recolher as dicas que vc nos deu, obrigada...
Bjm festivo de paz e bem

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails