segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bacalhau a la marido


Esse bacalhau colorido e lindo foi Wesley que fez no sítio. Muito bom, bem diferente das bacalhoadas que fazemos e por isso foi surpreendente, porque ele rapidinho inventou e o resultado foi nota 10.

Tire o sal do bacalhau deixando de molho na água gelada com pedrinhas de gelo dentro da geladeira. Dependendo do bacalhau, esse processo pode durar uns três dias (do Porto), trocando a água de 3 em 3 horas. Isso também depende do prato que você irá fazer, porque bacalhau no forno não realça tanto o sal quanto o cozido na panela.

Depois de retirar o sal, você irá cozinhar o bacalhau na água no máximo em 10 minutos em fogo brando. Retire o bacalhau da água e esprema em um pano para retirar a maior parte da água. Depois coloque num escorredor  para eliminar ainda mais a água. Esse processo é muito importante, senão vai ficar uma aguinha boiando no prato depois de pronto. Coloque o bacalhau em um recipiente. Misture o bacalhau com três batatas cozidas bem molinhas, até que vire uma massa semelhante a uma torta (utilizando as mãos).

Em um refratário untado com manteiga forre com a massa de batata com bacalhau. Por cima pode ser colocado rodelas de pimentão, cebola, azeitonas, ovos de codorna, gema de ovo ou fios de azeite por cima.

O prato é muito parecido com o preparo de uma torta capixaba, você pode utilizar no lugar da batata, repolho ou acrescentar camarão cozido e siri desfiado, e por cima, você pode colocar tomate seco, palmito, ou que preferir.

Depois de ir ao forno, acompanhe o processo de cozimento do bacalhau, para ele não ficar nem aguado nem borrachudo. Não é necessário o acréscimo de sal.

3 comentários:

Vicentina disse...

Marido prendado, ficou com belo aspecto o bacalhau. Parabéns!
Bjs amiga e Ótima Semana

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Nane
Ontem comi um bacalhau assim bem preparadinho (num Hotel onde estava hospedada)e ainda bem, caso contrário, estaria com água na boca agora... Hum!!!
Bjm de paz e bem

Josy disse...

Nane amo bacalhau de paixão, e adorei esse prato, ficou mesmo de babar. Delicioso. Beijinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails