terça-feira, 6 de março de 2012

Risoto de camarão e lula


Sabem que amo fazer risoto né? e já postei risoto de cenoura e risoto de muçarela de búfala e tomate cereja. Agora é a vez de risoto de lula e camarão. O início é sempre a mesma coisa, já que o risoto tem sempre o mesmo truque, mudando somente os ingredientes principais.

Para fazer, eu usei: 1kg de camarões (congelado e limpo), 1 kg de lulas (em aneis congelada), limão, pimenta do reino, sal, cheiro verde, 4 cebolas (não eram grandes), 4 tomates (italiano), sal, azeite, manteiga, 1 taça de vinho branco seco, 1 caldo de legumes, 1,5 l de água fervendo e açafrão.



Modo de preparo: como estavam congelados, eu tirei do freezer á noite e passei para a geladeira, colocando as embalagens dentro de uma bacia grande. De manhã, eu tirei da geladeira e das embalagens, colocando separadamente em bacias cobertas com água (ainda estava congelado um pouco). Tirei os gelinhos delicadamente. Escorri a água. 

Coloquei o camarão em uma bacia e temperei com sal, limão e pimenta do reino. Em outra bacia, fiz o mesmo com a lula. Reservei.

Cortei as 4 cebolas em cubinhos. Reservei. Cortei os tomates, retirei as sementes e pele e piquei em cubinhos, reservei. Cortei os temperos verdes e reservei.

Em uma panela grande, coloquei azeite e manteiga e refoguei a cebola. Juntei os tomates e misturei. Juntei os camarões e lula. Mexi e deixei cozinhar por uns 4 minutinhos.

Juntei o arroz para risoto e misturei. Juntei o vinho branco seco, misturei e deixei secar (lembre-se que tem ficar esperta, mexendo, para não deixar grudar).



Em uma panela alta, coloquei 1,5l de água para ferver. Quando começar a fazer bolinhas de fervura, junte o caldo de legumes e mexa. Reserve.

Agora que o vinho incorporou no arroz, vá colocando concha a concha do caldo de legumes. Mexa e deixe incorporar ao arroz. Quando secar, acrescente mais uma concha, até o arroz ficar macio e o líquido ficar mais grossinho, dando uma liga.

No final, mesmo que ainda tenha umas conchas para acrescentar, junte aos poucos, os temperos verdes e o açafrão. Lembrando que o açafrão é só para dar uma corzinha e não para roubar o sabor do prato, já que é um tempero forte, com cheiro e sabor marcante.


Depois, acerte o sal e pimenta do reino e temperos, mexa e sirva logo em seguida. Ficou maravilhoso, pena que tirei as fotos com o celular.

3 comentários:

Érica disse...

Hummm! Deve ter ficado delicioso.
bjs

Maria Rodrigues disse...

Ai, me deu até fome... Deve ter ficado divino!
Bjos, Mari.

Anônimo disse...

Deve ser uma delicia, também
gosto muito de risoto!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails